Publicado por: Igor Santos | 17/05/2010

Panelas


Sim, porque comer em casa é mais barato (dá trabalho, mas custa menos).

Via de regra, quanto mais pesada a panela, melhor ela é (a menor das vantagens é maior resistência contra deformação por manuseio alvoroçado, que faz que com elas percam o formato do fundo e fiquem sambando no fogão enquanto são aquecidas).

panelas

Panela velha é que faz comida há mais tempo.

Panelas caras duram mais (quando bem tratadas), que faz com que o preço se dilua com o decorrer do tempo.
Todavia, se você está apenas temporariamente sozinho (fazendo um curso de um ano no exterior, por exemplo), compre panelas vagabundas mesmo, que podem ser jogadas fora sem remorso quando você estiver arrumando as malas para voltar.

Panelas pretas não são o mesmo que panelas antiaderentes e “antiaderente” não é o mesmo que Teflon.
Algumas panelas são tingidas de preto para enganar os calouros que acham que a cor se relaciona com a pregacidade do material, mas não é bem assim.
As panelas com material antiaderente têm “Panela Antiaderente” escrito na embalagem, mas nem sempre o material é resistente o suficiente para durar dois fogos e duas lavagens.
Teflon é uma marca registrada da DuPont e é o material mais antiaderente conhecido atualmente, logo, uma panela com esse material vai ter Teflon® em letras tão grandes e em tantos lugares que vai obscurecer até o logotipo e o nome da marca.

Mas, estatistica e empiricamente, posso afirmar que você não tem uma panela antiaderente e deixou o bife tempo demais no fogo. Sua panela agora está com o fundo preto e queimado.
Mas calma, tem jeito. Às vezes.

Os melhores exemplos são os extrapolados

Os melhores exemplos são os extrapolados

A maneira mais fácil de limpar as manchas de queimaduras do fundo das suas panelas não-revestidas (eu sei que suas panelas são queimadas, nem tente disfarçar) é com bicarbonato de sódio e vinagre.

Coloque um pouco (o equivalente a meia colher-de-sopa já basta) do bicarbonato no fundo da panela e adicione vinagre até cobrir a parte queimada e deixe até o outro dia.
Como que por milagre, assim que você passar a bucha, a mancha vai sumir.

Machas de óleo queimado em inox só podem ser retiradas com uma máquina do tempo

Machas de óleo queimado em inox só podem ser retiradas com uma máquina do tempo

Se a queimadura for na lateral (acontece, acredite), não precisa encher a panela, basta deixá-la deitada de lado de um jeito que o líquido fique em contato com a mancha (se precisar, coloque a panela dentro de uma bacia ou de um saco plástico para manter o líquido no lugar que você quer).
O essencial aqui é deixar de molho.

Mas não desperdice. Só use essa mistura para pedaços carbonizados de comida. Restos de queijo, molho de macarrão ou gordura saem facilmente com água quente e sabão. O ideal é deixar tudo dentro d’água e sabão por algumas horas, enquanto você dorme, por exemplo. No outro dia, a limpeza será mais fácil.

Quando estiver cozinhando, use as tampas que vieram com as panelas para:
1 – economizar gás, e;
2 – cozinhar mais rápido.

Mesmo que não seja você que paga o gás (geralmente este está incluido na taxa condominal), o danado polui e etc blá blá (a palavra-chave aqui é “economia”) e, estando o recipiente devidamente tampado, o calor vai ser melhor retido, garantindo que a comida esquente melhor ao perder menos sua temperatura.
Mas cuidado! Arroz, macarrão e outros alimentos duros com alto teor de amido (basicamente, comidas que espumam quando tampadas) precisam de um respiradouro, senão transbordam durante o cozimento, sujando o fogão e apagando o fogo em alguns casos (o que prontamente causará o preenchimento da atmosfera da sua cozinha com butano).

Sempre que possível, evite incendiar sua casa

Sempre que possível, evite incendiar sua casa

Não vou dar uma lista completa porque a dica mais importante quando na cozinha é preste atenção ao que você está fazendo. A melhor maneira de queimar sua comida/incendiar a sua casa é deixar sem supervisão uma chama nua sob algo potencialmente inflamável.

Antigamente era necessário ferver leite para matar as bactérias provenientes da má manipulação e armazenamento da bebida, mas como hoje em dia leite é sempre pasteurizado, não há mais necessidade para tal.
Aliás, a fervura ainda mata todas as bactérias boas (a grande maioria das bactérias são gente-boa), transformando o que era leite em algo pouco superior a água esbranquiçada e gordurosa.
Se quiser beber leite quente, coloque-o no fogão numa panela larga (quanto mais estreita, mais grossa é a camada de gordura e maiores são a chance de transbordagem leitosa) e quando começar a fumaçar desligue o fogo. Seu leite já está quente o suficiente.

Porém, se depois disso tudo você ainda não estiver cuidando do leite e ele se esparramar por todo lado, calce umas luvas de forno e com um pano de prato úmido limpe o fogão com o leite ainda quente, porque depois que ele esfriar, nem Super-Homem limpa (exagero meu, mas leite cozido na chapa do seu fogão dá muito trabalho para limpar, tomando muito tempo e recursos, como água e sabão em abundância).

No mais, boa sorte com suas receitas!

P.S. “fazer macarronada” não é o mesmo que “cozinhar”. Se tudo o que você sabe fazer é aquecer e hidratar massa de sêmola, não diga que sabe cozinhar.

About these ads

Responses

  1. Ahahah… Aprendeu com Mainha? Sábado nós descuidamos alguns minutos, e o fogão de indução, que é mais rápido que o the flash, tostou todo o fundo de uma panela novinha… Ela perguntou logo pelo vinagre e pelo bicarbonato… Tivemos q arrumar outra maneira, pq não tinha bicarbonato (a propósito, ONDE se compra isso, e se dizer apenas ‘dá aí um pote de bicarbonato’ já basta pro cara da loja????). Nunca comprei pq acho que é algo meio “misterioso”, pq como uma mesma coisa pode servir pra fins tão distintos como: “clarear os
    dentes”, limpar geladeira, passar no cabelo (simmmmmm, tem mta gente na europa q usa isso pra ‘lavar a seco’), limpar panelas…. Essa é uma pergunta q nunca fiz mas sempre quis saber a resposta!

    • Au contraire. Ela aprendeu comigo!

      Eu compro em supermercado, na sessão de temperos em saquinho. Bicarbonato de sódio serve como sal (pois é um sal) e como fermento, pois quando diluído em água e aquecido libera gás carbônico, que é o que faz massas crescerem.

      O processo de clarear os dentes é o mesmo de clarear os cabelo e acho que usam para limpar geladeira pelo mesmo motivo que uso para limpar panelas. A mistura vinagre+bicarbonato é um detergente e bicarbonato sozinho é um abrasivo. Seria como limpar as coisas com milhares de palhas-de-aço microscópicas.

      Muito mais misteriosa, nesses termos, é a água, que serve para muito fins mais distintos.

  2. Olá,
    eu tiro as manchas da panela colocando pra ferver água com fatias de limão.
    É só ferver um tempo e fica tudo limpinho.
    Mas só serve para manchas, não para grudes.
    Faço o mesmo com objetos de prata.
    Fica tudo brilhando!
    ; )
    C.

  3. Tem aqueles forros de alumínio para fogão pra quem não tiver muita paciência de ficar limpando.

    []s,

    Roberto Takata

    • E para quem tem dinheiro sobrando e ateno faltando.

      • Pensando bem, um negócio daqueles dura muito tempo, desde que você não se incomode com aparências…

  4. Não serve para os fogões modernos, como o meu, de indução. Melhor coisa: atenção, ou água e sabão!

  5. Voltando ao bicarbonato de sódio… então é a mesma coisa comprar num supermercado que numa farmácia? Não é tipo água axigenada, que tem de 10, de 20… (?)
    Água é misteriosa também, mas muito mais conhecida! :-O

    • Água oxigenada é diluída em água normal e o número diz respeito à concentração.
      Bicarbonato vem “puro”, então é tudo igual. E no supermercado é mais barato.

  6. legal

  7. serve também para panelas revestidas com teflon?

    • O quê, exatamente?

      • Bom eu esqueci uma leiteira (revestida de teflon) no fogo com um pouco de leite, quando fui ver tinha manchas de queimado dentro da leiteira ai eu queria saber se vinagre com bicarbonato de sódio tira as manchas de queimado sem remover o revestimento de teflon. agradeço desde já! =D

      • Pode usar sim. Remover Teflon é bem difícil quimicamente.
        Só evite raspar com utensílios de metal ou com bucha muito dura. Você pode até deixar de molho e tirar o grosso com uma colher de pau ou espátula dura de plástico sem problemas.

  8. Parabéns pela Dica da panela queimada. Estou fazendo. Depois publico o resultado! Obrigado!

  9. Achei bem legal suas dicas para escolher panelas!
    Mas o meu medo e de muitas brasileiras são as panelas de pressão!!!
    Quando troca-las? Você tem dicas?
    Minha cunhada furou o teto de casa, quando a planela dela “explodiu” e subiu para o teto. Eu morro de medo disso.

    • Joana, uma panela de pressão só explode se a válvula de segurança estiver bloqueada e isso só acontece se a panela estiver muito suja ou se alguém deliberadamente bloquear a válvula.
      Como elas são feitas de material muito resistente (pelo menos as que vejo, não acho impossível existir alguma no mercado que seja mal feita ou fina demais, etc), dificilmente você vai precisar trocar uma. Desde que, lógico, tenha cuidado com ela, guardando-a sempre limpa e seca (lavando a tampa, inclusive, com bastante água morna e sabão) e trocando somente a borracha quando necessário. Você vai notar quando a borracha precisar ser trocada porque ela fica ressecada, quebradiça e ligeiramente esbranquiçada.

      Mas, se mesmo assim você estiver com medo e realmente quiser uma (eu dificilmente uso a minha, pois não existe dureza de feijão que um molho durante a noite não cure), sugiro comprar uma elétrica. Não são tão caras, são fáceis de usar, têm timer e ainda são fáceis de lavar pois são desmontáveis.

      Obrigado pela visita.

  10. muito bom o blog! parabens!

  11. tem como tirrar as manhas do fundo da panela em menos de 5 mim? pois deixei o arroz no forno e ele queimou

    • Depende de quão longe da sua casa fica a loja de panelas.

    • Adorei este blog! estou aprendendo muito,muito obrigado

      • E espero voltar a contribuir aqui em breve.

  12. O bicarbonato que vende no supermercado geralmente é mais caro… se na cidade tiver mercado municipal, você vai encontrar preço bem mais interessante. Uso para tirar mancha de desodorante e para deixar de molho as roupas brancas. Um saquinho de 90g no supermercado custa, sei lá, 2 reais. Eu compro um quilo por 4 reais.
    Must have bicarbonato!
    Gostei das dicas ;)

    • Eu uso bem pouco bicarbonato. Um saquinho de supermercado dura mais de um ano aqui, então nem sinto o preço.

  13. Eu não sabia que o bicarbonato era tão bom!

    • Mas ele sozinho não resolve. A mistura bicarbonato de sódio + vinagre cria uma espécie de sabão muito útil em certos tipos de sujeiras.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 538 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: