Publicado por: Igor Santos | 10/06/2010

Como tirar cola de adesivos


Esta dica é uma das mais requisitadas aqui. Então vamos à ela.

O método para retirada de resíduos de cola usada em fita isolante, fita crepe, durex, rótulos de vidros de azeitona, decalques, películas escuras para janelas, adesivos da rádio de pagode no parabrisa do carro, etiquetas de identificação de propriedade do antigo dono dos seus livros e etc deve se adequar ao tipo de superfície tanto quanto ao tipo da cola, levando-se em consideração suas características e propriedades físicas.

rótulo mal tirado

Dá para descolar sem rasgar usando bastante paciência, mas geralmente ela acaba no meio do caminho...


Exemplificando: você pode usar água fervente para amolecer a cola do rótulo de um vidro de conserva (por favor, nunca jogue esses vidros com tampa fora, eles são extremamente úteis), porém eu não recomendaria a mesma solução para se livrar daquele restinho de cola que o Insulfilm deixa nos vidros do carro.
Nem para alguns recipientes plásticos mais frágeis.

(É difícil achar informações adequadas e confiáveis sobre interações entre adesivos e diferentes materiais, logo tudo que eu digo aqui é resultado de pesquisas in loco, experimentos caseiros, empiricismo meu e fruto de informações conseguidas ao longo dos anos.)

Agora, às ferramentas necessárias:

1. água fervendo – Quanto mais quente, mais eficaz. Colas geralmente derretem (ou se tornam mais fluidas) sob calor excessivo e ao usar água (ao invés de colocar o vidro no forno, por exemplo) você ainda ganha vantagem mecânica, fazendo com que tudo escorra ao ser carregado por ela e possibilitando manuseio rápido e preciso (com proteção para as mãos). Água com sabão também funciona bem, mas cuidado, pois água ensaboada tende a “crescer” enquanto ferve;

2. borra de café, areia fina, sapólio ou outro abrasivo leve – O método acima funciona ainda melhor com a introdução de atrito ao procedimento. É possível usar escovas, mas aí você iria precisar tirar a cola das cerdas depois. Papel também é útil mas tende a se desfazer e ficar colado justamente no lugar onde você não quer cola. Assim, você quer algo para esfregar mas que nem se junte ao adesivo nem precise ser limpo mais tarde.
Eu prefiro usar pó de café porque é bem menos abrasivo que areia ou sapólio, faz menos sujeira que ambos (areia é difícil de escorrer pelo ralo, sapólio enche o mundo com espuma) e é bastante abundante na minha casa.
Eu costumo encher a mão com o pó molhado e esfregá-lo na superfície. A borra “raspa” sem arranhar e se agrega à cola em minúsculas porções, o que permite uma lavagem fácil depois (talvez você perceba também que pó de café é surpreendentemente oleoso).

rótulo bem tirado

Uma amálgama dos métodos 1 e 3. Notem um restinho teimoso no canto superior esquerdo.


3. álcool – Quanto mais puro, melhor (eu uso um com concentração de 93%). Algumas colas resistem bravamente à água e sabão, mas se derretem completamente na presença de álcool, especialmente sobre superfícies metálicas. Derrame um pouco de álcool e passe um pedaço de papel absorvente para que a cola seque nele, presa em suas fibras.
Acetona funciona bem também, mas eu nunca controlei para eficácia e tenho bem mais álcool que acetona em casa (prefiro tirar o esmalte com uma faquinha).

garrafa com e sem cola de adesivo

Deixei de molho só da metade para baixo. A parte de cima foi na brutalidade mesmo.

4. mais da cola original – Essa eu aprendi ainda criança, quando estourei uma bola de chiclete ao redor da minha boca e só fui salvo pelo mesmo chiclete. Alguns adesivos, como o de fitas transparentes do tipo “durex”, são muito bons em atrair a si próprios e pouco eficientes em aderir à superfícies se o tempo de contato for suficientemente curto. Logo, usando essas duas propriedades, você pode tirar aquele resto de cola que ficou na sua escrivaninha usando um pedaço da mesma fita, batendo rapidamente a parte adesiva sobre os resíduos (como se estivesse batendo uma bola de basquete ou aplicando base no rosto). As colas se atraem e tendem a ficar na fita (onde as bordas da película de grude não estão expostas, mas isso não é assunto para este blogue).

5. sua mão – É sério. Algumas colas saem com um pouco de paciência e fricção com o couro dos dedos. Se utilizando da propriedade atrativa citada acima, a cola (que gosta de se pregar nela mesma) vai juntando em bolinhas enquanto você esfrega a superfície. Funciona bem com cola branca derramada em superfícies não-absorventes.

Algumas combinações, como papel sobre vidro (garrafas de vinho, por exemplo), deixam zero resíduo quando o objeto é deixado de molho por algumas horas em água natural.
Lembre-se: sempre adeque o método aos materiais.

Existem ainda produtos específicos para esse fim, mas são vendidos a preço de ouro (quando não mais caros) e, se você pode usar as técnicas descritas acima, para quê gastar dinheiros desnecessariamente?

Infelizmente algumas colas queimam superfícies após muito tempo de contato, especialmente após exposição prolongada à luz. E, algumas vezes, o que você acha que é resto de cola é na verdade a fita se desmanchando de velha.
Nesses casos acho que só uma camada de tinta resolve (depois de uma sessão de lixa).

Você conhece outro método não listado aqui?
Se sim, inclua nos comentários.

About these ads

Responses

  1. As dicas são ótimas, mas eu também aconselho o Tira Grude (http://www.multicoisas.com.br/catalogo/produto.php?id=2171210) Não é caro, é relativamente fácil de encontrar, remove com bastante eficiência e até hoje não tive nenhum objeto danificado por ele (mas é claro, leiam as instruções antes de usar).

    • E vivaaaaa a borracha da suzanaaa!!! rs

      • Depois de muitas tentativas com tudo o que ja li fui fazendo testes e descobri que com querosene tira com facilidade estas etiquetas e a cola. fiz os testes em garrafas de plastico e o resultado foi ótimo.

    • O querosene é imbatível.Passei a borracha,paninho com álcool e por fim o querosene.Saiu tudinho.Era um adesivo no vidro do forno de um fogão.Muito boas as dicas.Obrigada.

  2. Eu recomendo passar borracha no resto de cola que ficou presa. QUanto mais “esfarelenta” for a borracha, mais fácil você se livra da cola! Funciona sempre que a cola residual ainda estiver grudenta, e livre de papel, ou seja, quando for só aquele maldito resto de cola que não sai de jeito nenhum!!

    • Excelente complemento, Suzana!

      • Olá essa dica funciona mesmo!!!
        Acabei de fazer o teste e deu certo!!!
        Valeu pela dica…

      • fiz e realmente funcionou, obrigada

    • foi tiro e queda, muito boa essa dica, tentei um monte de coisas mas só a borracha resolveu!!!

    • Eu fiz uma papinha de água e sabão Omo e deixei sobre a cola na minha blusa preta…Depois de umas horas, deixei de molho com em água e o sabão que havia colocado e ao passar o dedo sau a cola. Lavei após e, minha blusa está nova…

    • Melhor dica de todas!!!
      Resolveu meu problema!!!

    • Boa dica !!! Pois aquele tira grude nao tirou nada !!! na unha nao sai, nem com alcool, e a borracha adiantou um pouco…

    • Quando eu tirei os adesivos do meu laptop, ficou um horror! Passei a borracha várias vezes até a cola sair toda e depois um algodão com álcool. Problema resolvido, ótima dica!!!!

    • Suzana, você é demais….adorei sua dica, deu certinho…

    • Funciona mesmo!!! Tinha tentado água quente, álcool, dedo, mas a borracha deixou sem NADA!!!
      Obs: tirei cola do adesivo que tirei do notebook

    • acabei de testar no celular. tava com um adesivo dos inferno. funciona mto bem.!!!! vou repassar.

    • Bahhh que tri, a cola que deixava meu desktop horroroso saiu completamente após passar a borracha, valeu pela dica excelente. ;)

    • A dica da borracha é excelente!!! eu estava aborrecida com um grude de adesivo que ficou num eletrodoméstico e, tentado limpar com álcool, o grude escureceu e ficou horrível. Liguei a internet só para pesquisar como limpar e encontrei essa ótima dica!
      Obrigada!!

    • Valeu lindona…

    • Acabo de remover completamente a cola que ficou de um ” contact” que estava sobre a pintura da minha bicicleta. A pintura é mto detalhada e resolvi não arriscar com solventes(Álcool, acetona, querosene, diesel…) Alias, solvente é bem perigoso de remover cola e pintura tb…
      A IDEIA MATADORA QUE RECOMENDO: MARGARINA +FLANELA COM AGUA QUENTE + BORRACHA DA SUZANA = SAIU TUDO!!!
      IMPRESSIONANTE!! sem esforço e sem arranhões na pintura

      • O que é essa “borracha da suzana”?

    • Obrigada pela dica, foi de grande serventia, já havia tentado várias maneiras mas nenhuma funcionou, vou ensinar para vários amigos.

    • Eu estava num sufoco aqui pra tirar a cola que ficou dos adesivos que tirei de um capacete. Sua dica me salvou. Dá super certo! Obrigada!!!

    • Suzana, ótima dica! Com sua ajuda não arranhei, nem manchei uma bandeja de acrílico. Grata!

    • Fantástico resultado! valeu Suzana pela dica, resultado imediato!!!!!!

    • Fantástico. Muitíssimo obrigada, Suzana. funcionou perfeitamente na capinha do celular.

    • obrigado dica da borracha mt bom detona os dedos mas vale a pena

  3. acetona ,,,nao tem melhor!!!

    • adorei essa ideia d++++ funciona messssssssssmo

    • Cuidado com Acetona em Acrílicos, pois pode queimar o acrílico e deixar fosco. Experimento numa pequena área.

      • Excelente dica, Nélio.

      • Para o acrilico ficar limpo e tirar manchas, passar Poliflor ou algo do meso tipo, para passar em móveis, aplica com um pano macio.

    • acetona mt melhor que borracha mas claro borracha foi bom tb obrigado galera

  4. Espalhar margarina sobre a superfície realizando movimentos circulares, e depois limbar com detergente neutro ;)
    perfeito! acabei de tirar essas manchas do meu computador

    • Para o quê exatamente? Manchas em monitores?

  5. O thinner é extremamente eficiente para grude de adesivos.

  6. gente a melhor coisa é vinagre, passe um pouco com algodão e espere uns segundos, e retire com uma flanela…

    • Vinagre não serve em nenhum tipo de resíduo de adesivo que eu já tenha tentado.

    • O vinagre também não adiantou, ele é muito eficaz para limpar os vidros da janela, mais para cola de adesivos realmente a acetona é eficaz, eu tirei do vidro do fogão de mesa. Deixa um pouco de acetona na cola para desgrudar e depois esfregue com um paninho, ai para tirar a mancha de esfregão vc passa o vinagre, um brilho só.

  7. Vapor de água tira tudinho também… Na verdade é uma variação do método de água quente, e é bom para superfícies em que você não pode usar abrasivos e nem a unha – essa incrível ferramenta multiuso dotada a você pela evolução. Melhor, só canivete suíço.

    Tava aqui com uma latinha de cigarrilhas cubanas q eu ganhei de uma amiga, a coisa mais linda do mundo, mas com uma etiqueta DESTAMANHO, daquelas “O Ministério da Saúde adverte blábláblá”, bem no meio da tampa… Fiquei com medo de ferver e ela entortar, porque era muito fina. Foi só colocar no bico da chaleira, e a cola foi soltando todinha…

  8. Realmente, o esfregão com os dedos é as vezes a melhor solução para colas de adesivos.

  9. Tive problema c/Super bonder, colei tesourinha de unhas q usei, sujei os dedos, enfim fiz uma lambança. A tesourinha colou definitivamente ñ funcionava mais e os dedos eu já estava chorando, pq usei vinagre, acetona e água quente, isto durou quase uma hora e nada adiantou. Pensei, se uso Removedor Varsol ou thiner para tirar etiquetas de papel dos vasilhames plásticos posso também tentar c/anti-ferrugem lubrificante em spray e foi o q fiz. A tesourinha abriu imediatamente, molhei muito e deixei descansando por +-5min e os dedos molhei também e resolvi, saiu tudo na hora.
    Usem q vocês vão gostar. Acho q Varsol e Thiner tb dão resultado ou mesmo removedor de sujeira de cera. Tem tudo no supermercado.

    • Elita, obrigado pela contribuição.
      Porém, o problema com thinners é que eles usam solventes que podem causar reações alérgicas e irritação grave em algumas pessoas, além de serem extremamente voláteis, facilitando a inalação acidental, o que também é bastante perigoso.

    • cara se eu fosse vc nao uzava thiner pra tira os treco da mao pq é mt forte
      varias vezes em maquetes pro colegio eu fiquei com a mao cheia de cola
      mas logo sai vc fica umas duas hora roendo o dedo por exemplo e depois vai dormir de noite no otro dia de manha nao tenho quase mais nada pq enquanto vc dorme seu corpo larga as celulas mortas da pele e produz novas

  10. oi
    alguem poderia me ajuda minha cpu veio com um adesivo que eu nao gosto e quero tirar
    mas nao sei como fazer para nao ficar a marca da cola depois podem me ajudar???

    • passa acetona depois vc me fala

    • nao

    • PARA TIRAR ADESIVOS EU USO USO REMOVEDOR OU QUEROSENE E OTIMO SAI TUDO

      • Mas muito cuidado com solventes e combustíveis. Eles podem corroer certos materiais e são altamente inflamáveis.

  11. Óleo de soja tira todo o restinho de colas de etiquetas de preços etc!!!
    Poe um pouquinho e depois raspa com a unha que sai tuuuudo!!!

    • Oleo de soja ou amêndoa funciona mesmo,mas tem que prestar atenção em que superfície será usado.

  12. kaol de limpar metais eh otimo passa com uma flanela que sai tudo perfeito ….

  13. é facil, so ferver agua e colocar no lugar ! :)

  14. otima ideia essa de tirar manchas com acetona tinha umas manchas de cola adesiva no vidro da janela e nao sabia como tira-las e pinba???
    saiu com acetona essa foi d++++

  15. Preciso tirar manchas de vinho, como faço?

    • Se já secou, já era.

      • Água oxigenada … tira mancha de vinho e sangue, mesmo depois de seco.

      • Mas tira completamente? Você já testou?

    • Existe um produto no mercado que tira mancha de vinho, suco de uva, sangue, muito eficiente, ja testei.
      Vanish, prefira o liquido aplique direto sem molho, deixe por algum tempo e depois lave.

  16. Não secou ainda

    • Se for branco, água e sabão com um pouco de água sanitária. Se for de outra cor e você tiver um alvejante sem cloro para roupas coloridas, use.
      Senão, esfregue bastante com água e sabão e deixe de molho. Não use vinagre, refrigerantes ou outros produtos caseiros porque é bem mais certo que só piore e fixe mais a mancha.
      Não existe mágica, só química. É bastante provável que a mancha nunca mais saia, portanto vá logo se conformando.

  17. Gostei destas dicas e desta pagina também, tudo bem util…
    +D

  18. A idéia da borracha é super efetiva quando se trata de superfície plástica! Funcionou direitinho! Muito obrigada!

  19. Vou tentar todas agooooora! Prq instalaram um box de Blindex no banheiro e esta muito dificil tirar a ola do adesivo. Obrigada!

    • Tenho a etiqueta do Blindex para tirar. Como você conseguiu?

  20. Acabei e testar a borracha numa superfície emborrachada cheia de cola de adesivo…num é que deu certinho…perfeito…obrigada pela dica!

  21. Quero tirar aquela faixa que fica na borda da piscina, mas fica uma cola que não consigo tirar, o pior é que é uma extensão grande. Será que o álcool resolve?

  22. tira qualquer tipo de adesivo com agua raz, aquela usada para diluir tintas a base de óleo, compra ela nas lojas de material de construção, é infalivel.

    • Mas cuidado, pois aguarrás é tóxica (especialmente para pulmões e rins), irrita a pele e os olhos e é altamente inflamável.

  23. muito legal,eu particularmente copnsegui tirar a mancha de cola da lateral do meu pc com nada mais nada menos que o bom e velho óleo de peroba.sim aquele que usamos para lustrar móveis de madeira.muito rapido e pratico ..molhei uma flanela e começei a limpar a área e rapidamente foi sendo removida toda a cola..acreditem funciona e é rápido

  24. E EM ADESIVOS DE LATARIAS DE CARROS… AQUELA COLA DE ADESIVO QUE É DIFICIL DE TIRAR?
    QUAL SERIA O PROCEDIMENTO??
    OBRIGADO!

  25. Óleo de bebê (óleo puro Johnson’s baby) retira toda aquela colinha e resto do adesivo de papel de superfícies plásticas, assim como retira o grude de esparadrapo pra não arrancar os pêlos da pessoa! eu testei! -dica da mamãe-

    • muito obrigado…realmente funciona…tirei todo o resto de cola do adesivo afixado na frente do ar condicionado Split..aquele selo procel….márcio brito 04/05/2013

  26. Obrigada pela dica da retirdada de etiqueta adesiva em vidro. Usei o álcool e foi muito fácil. Retirei etiquetas na tampa de vidro de um fogão recem adquirido.
    Convenhamos, que as empresas bem que poderiam usar uma cola de melhor qualidade e fácil de retirar.
    Janete

    • É verdade! Compre uma Tv e veio com uma adesivo de INMETRO bem estampado na tela e não consegui retirá-lo ainda, tenho receio que risque…

      • Por outro lado, se não retirar vai sempre ter um empecilho na frente da imagem.
        É melhor arriscar não ter nada do que ter certeza de sempre ter o adesivo. Ademais que, com o tempo, a cola vai ficando cada vez mais difícil de tirar.

      • Usei o alcool no meu fogão de vidro…não deu certo

  27. Eu uso óleo de cozinha

    • o oleo de cozinha resolveu. tirou do fogão de vidro….valeu….

  28. Tirei a cola de adesivo do meu nott cm óleo de banana.

    • Já ouvi falar do oleo de banana, mas não consigo ampliar a minha pesquisa, me falaram que é excelente para limpeza de tudo, manchas, etc.. a informação é que se tratava um cosmético ou algo do tipo usado por cabeleireira. Tem mais alguma informação a respeito desse oleo de banana?

      • Luiz, esse peoduto você encontra em lojas que vendem esmaltes de unha. Existem lojas especializadas em produtos para salão de beleza, mas geralmente lojas de departamento também vendem esmaltes e o tal óleo de banana que nem é óleo (é um solvente) nem é de banana (só tem o cheiro parecido).

  29. Olá, ai, estou com uma situaçao bem comlicada e nao sei como resolver. Comprei em um ferro 22 janelas de 1,60 por 80cm par um espaço que construimos , e que na verdade eram os biombos do banco do Brasil. Elas vieram com aquela pelicula insulfilme espelhada. AChei melhor só tirar depois de colocadas e a casa pintada. Foi o que fiz. Só que quando tirei a pelicula, todas as janelas ficaram com uma camada de cola transparente, noss, ficou horrivel. Gostaria muito que alguem me desse uma sugestao de como tirar isso, pois sao todas as janelas, e precisa de um produto infalível….teinei solvente, mas nao adiantou. O que faço? Antecipadamente agradeço.

  30. no lugar de agua fervendo eu passei secador de cabelo porque o adesivo era debaixo do video da mesa de jantar, saiu facinho, depois para limpar a cola é só passar alcool, a cola vai estar quente BEM MAIS FACIL DE TIRAR!

  31. Cara Querosene + um pano seco é perfect não tem melhor (y)

  32. Nossa tentei de tudo para tirar a cola de uma lixeira que tinha comprado e nada,mas a dica da acetona valeu e muito.Não precisei nem esfregar, a cola dissolveu como uma mágica.Valeu a dica!!!

  33. eu usei depilsan aquele creminho pos depilaçao.
    nao sei como escreve . se errei me perdoe.
    mas funcina mesmo !!!

  34. ACHEI ÓTIMA A DICA DA BORRA DE CAFÉ QUE REALMENTE RESOLVEL MEU PROBLEMA E TIROU O RESIDUO DE COLA DA TAMPA DO MEU CELULAR,MUITO BOA DICA OBRIGADO.

  35. Ótimas dicas vou tentar bjs

  36. Olá! Gostaria de saber se com secador de cabelo da para retirar figurinha do album de figurinhas ou existe uma maneira mais eficaz, pois colei errado e se eu tentar tirar com a mão a folha vai rasgar e nao quero que isso aconteça. Ah faz tempo que colei a figurinha e somente agora percebi que colei no lugar errado.
    Abraços!!!!!!!!

  37. Oi!

    Alguém sabe como tiro etiqueta de uma embalagem que está embrulhada com aqueles plásticos tipo filme sem rasgar o plástico? Ou então algum modelo de etiqueta que ao ser retirada não rasgue o filme? Obrigada!

  38. As melhores dicas realmente ficaram nos comentários.
    O melhor é utilizar alguns principios de solubilidade.
    SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE.
    O adesivo não sai na agua porque possui uma estrutura apolar, e a água possui uma estrutura polar.
    “Qualquer” liquido apolar vai conseguir dissolver o adesivo.
    vc pode tentar com óleo, margarina para objetos que vc pode lavar na pia,
    mas se vc precisa remover adesivos do interior do carro vc pode utilizar vaselina solida (bem barato e encontrado nas farmacias) pra evitar sujeira.

    Ai coloque na balança oq vc acha mais pratico, barato.
    cuidado com produtos toxicos.

    • Nossa, mew… Eu fiquei séculos esfregando com sabão, colocando na água quente, esfregando com acetona, álcool… Só saiu a cola do pote de vidro com óleo de soja. Muito obrigada pela dica!

  39. é a minha 1°vez aqui vim buscar solução para minha máquina de lavar que é preta e veio com um adesivo ENORME e eu tirei e adivinha!!!!um belo vestigio de cola! vou tentar as dicas que encnontrei aqui mas já me apaixonei pelo blog! bj

  40. quem pode me dizer..com tirar sereno de tinta latex que voou no carro

    • Querosene! mas use na sombra e lave o carro depois.

      • Não recomendo. Querosene é corrosiva demais.

  41. E como tirar a cola de adesivo de identificação em blusa preta??
    Não é qulaquer coisa por causa da cor da blusa..ela é de suedine.

  42. pessoal adoro todas as dicas mas tem umas q nao arrisco,e tenho pergunta:tinha um adesivo no meu celular q tirei e ficou um nojoo ele estava na parte de tras mas quero coisas simples e nao perrigosaas para colocar pq e de pastico eu achoe o treco q esconde a bateria brigado

    • Anelize, tente algum dos métodos descritos no texto. Nenhum deles é perigoso.

  43. gente tenho o mesmo problema ajude nois

    • Tem o mesmo problema e o mesmo IP. Que coincidência.

  44. gente tem grude na minha coisa do celular to loca tinha um lixo de adesivo e pego na capa na frente da bateria aaaaaJJJJUUUUUUUUDAAAAAAA

  45. dani aconteceu a mesma coisa comigo to chorando pq ele é novo

    • Xai ane, você está respondendo coisas que nem foram liberadas ainda. É impressão minha ou você, Dani e Anelize estão usando o mesmo computador?

  46. socorro tem cola de adesivo na capa antes da bateria como tiro

  47. é do meu celular ta

  48. O GENTE ME DAAJU

  49. DDAA

  50. gente comprei um fogao novo,e ao retirar aquele plastico q fica na parte de cima do fogao o q fica na tempra do meio grudou e nao quer sair,como faço pra tirar sem arranhar meu fogao novinho?

  51. como retira plastico insuflime da geladeira esta crudado ela e branca tenho medo de manchar

  52. o plastico e aquele qe enrrolar nas frutas esta em obra e coloquei na porta da geladeira achando que retirava facil so que crudou

  53. Estou com uma situação delicada.
    Trata-se de uma câmera fotográfica com um contact velho grudado no visor digital, que só é usado para ver as fotos depois que você clica.
    É uma tela importante pq vc acaba verificando se a câmera precisa de ajustes para adequar a intensidade da luz, foco, etc.
    Meu erro: Já desgrudei a metade do contact para colar uma película ultra fina para i-phone e o contact deixou aquela cola velha, mesmo quando tentei deixar como estava, a área do contact que eu havia retirado ficou esbranquiçada por conta da cola. Não posso usar nada abrasivo e estou pensando em deixar um paninho com água quente pra amolecer a cola e tentar tirar com esse mesmo pano (de limpeza técnica, que não arranha), a cola do maldito contact, para, enfim, poder colocar a película do i-phone recortada, protegendo o visor da minha câmera. Me amarrei nesse blog, por favor, se alguém já passou por isso, me ajuda. Ficarei muito grato. Abraços!

    • Guilherme, eu tentaria usar o adesivo da mesma fita, colando e puxando de volta bem rápido (o número 4 do texto). É uma técnica que funciona muito bem nesse tipo de cola que solta em pedaços.

      • Igor, eu usei uma outra técnica, embora experimental, funcionou perfeitamente, então resolvi postar para contribuir com a sua louvável missão de passar suas experiências morando sozinho e resolvendo problemas aparentemente sem solução.
        Acabei indo na farmácia e comprando uns lenços para bebê e um frasco de óleo de banana, que estava junto com os esmaltes de unha, li a composição e constatei que não tinha ‘acetona’ na composição, o que me deixou mais tranquilo para aplicar na tela da câmera fotográfica com a cola do contact velho grudada.
        Primeiro, testei o produto na tela de um aparelho celular desativado, que faz parte da minha caixa de equipamentos eletro-eletrônicos e de som que eu mantenho para me salvar.
        Depois que testei na tela do celular antigo, que é até mais fina do que a tela da câmera, fiquei seguro e fui à luta.
        Fui umedecendo os lenços de bebê com o óleo de banana e passando na tela da câmera, parecia que não ia dar certo, mas fui teimoso, passei alguns lenços mais embebidos e percebi que a cola estava se desgrudando da tela.
        Após, passei um lenço umedecido com água para retirar o resquício do óleo de banana e outro seco depois….pronto!
        Colei uma película de I-phone no display da nikon…ficou perfeito!
        Gostaria de deixar meus parabéns para o criador desse blog.
        Saí da casa da minha mãe quando ainda era jovem, sempre tive que aprender a manter a casa sozinho, sem ajuda de empregada….rsrs
        Parabéns e um forte abraço!

  54. Eu tinha 5 garrafas de azeite vazias que queria pintar e não sabia como tirar o adesivo que ficava aquilo grudento e colando na mão. Como a garrafa é grande coloquei água num tabuleiro e um quantidade de vinagre e coloquei no fog para ferver, tirei e raspei com as costas da faca e saiu tudo. Gente!!!!!!! Não ficou nada. ADOREI!! Essa mistura serve tambem para limpar os queimadores do fogão, é só colocar numa vasilha e colocar as pecinhas dentro para ferver, a sujeira fica molinha de sair. Bjs a todos!!

    • Solange, para limpar os queimadores eu uso vinagre com bicarbonato de sódio e deixo de molho durante a noite. Precisa nem ferver.

      • PARA LIMPAR AS TAMPINHAS DO FOGÃO NADA MELHOR DO QUE X 14 COM CLORO É OTIMO JOGUE UM POUCO DESTE PRODUTO E DEPOIS PASSE UMA PALHINHA DE ASSO ELES FICARÃO LIMPINHAS MAS ATENÇÃO TEM QUE SER O DE ROTULO BRANCO COM CLÓRO EU USO É OTIMO .

      • E usem luvas sempre.

  55. Eu preciso tirar mancha de adesivo da base da minha tv, só que a base é de madeira preta!! Como faço??? ajuda por favor!!!

  56. oi gente me socorram hje eu fiz a burrada de tirar os adesivos que vem no nootbook e agora tem um monte de cola tentei usar o dedo mais espalhou mais ainda…
    to em desespero

  57. alguem me ajude eu tenho na minha escadaria com cola de adesivo porque antigamente tinha carpet agora ja nao quero mais carpet e quero remover essa cola que ficou como fazer?

  58. Café foi perfeito!!!
    Esfreguei e com o dedo mesmo foi saindo como mágica \o/

  59. SE A COLA FOR NO VIDRO, NADA MELHOR DO QUE PASSAR
    CERA DE CARRO… VOCÊS VERÃO O RESULTADO, É ESPETACULAR.
    LIMPA TUDO, FICA BELEZINHA , BELEZINHA.
    !!!!!

    • Realmente, acabei de retirar a cola de um multi processador, numa superficie de plástico! genial, sem nenhum esforço! Obg pela dica Silvano

  60. Para o meu problema: acetona deu certo! Obrigada a quem informou! =)

  61. Me ajudem , fui colar o adesivo da minha calça jeans com super bonde e pingou na calça não seei oque fazer para retirar Me ajudeeeem????

  62. Adoreeiiii a ideia de passar sopolio na porta para retirar os adesivos de quando eu era criança.
    Eu passei Sapolio Radium,despois passei alcool 92,8 e passei uma borracha mercur….Funciona mesmo agora livre dos adesivos da Barbie e da Susi

  63. oi pessoal, eu descobri um jeito maravilhoso de tirar a cola dos adesivos. use wd40, não tem erro, ja tinha tentado de tudo e não consegui, ai tentei e o produto, funcionou. adorei.

  64. Ola…
    Tenho uma caixa em mdf com bastante cola, essa cola já está seca, então, preciso retirar essa cola para passar uma tinta branca.
    Pergunta: Tem como fazer isso sem utilizar lixa ?

  65. olá, meu problema é que todas paredes do meu quarto tem residuos de anos de posters de filmes colados nelas, usava muitas tiras enroladas de fita adesiva tipo durex daquele grosso sabe?

    pois bem, cansei dos posters mas a sujeira, cola, dos adesivos continuam nas paredes, tentei lixar e não sai mesmo fazendo força.

    qual dessas alternativas postadas seria a mais pratica no meu caso, já que não é um vidro ou uma mesa, são 3 paredes inteiras com manchas e com cola residual dessas fitas adesivas, sera que quimicamente não e mais facil mesmo?

    help, alguém please!

    • tente raspar, depois lixe , passe uma massa corrida onde ficar furinhos indesajados e pinte com duas a 3 demãos de tinta da mesma cor que a parede está hoje. Boa sorte.

  66. Gente, tentei de tudo: cloro, veja… mas nenhum funcionou, mas o que limpou mesmo o adesivo do vidro do meu fogão foi: óleo de cozinha, rsrsrs. é sério. experimente passar o olho com os dedos sobre todo o adesivo e deixe la de molho depois de algumas horas ele sai todo, e ainda
    inteiro. bjss

  67. acetona também tira cola em vidro muito bem, só tenha cuidado com metais pode fiar manchado então evite.

  68. Muitas pessoas encontram esse tipo de problema pelo menos uma vez na vida, e ficamos desesperados e levemente irritados com a dificuldade de retirar o resto de adesivo, ou de cola do mesmo.
    O meu iPod estava com um adesivo, até que resolvi retira-lo dai então não achei forma mais eficiente do que atritar a borracha, e depois passei um pouco de álcool gel e ficou novinho em folha.

  69. Nada mais simples para remover cola, se for vidro, pode usar acetona, se for uma superficie pintada como a lataria do carro, acetona mancha, então calma ai… pega um algodãozinho ou pincel macio e passe vinagre, vai limpar facilmente, depois limpe com água, pois o vinagre exposto ao sol pode manchar a pintura.

  70. muito obrigado, para a ideia da margarina, tentei tudo mas o q realmente funcionou foi margarina, sem trabalho, sem esforço… perfeito!! valeu

  71. eu gostei das dicas elas funcionam mesmo

  72. acabei de retirar facilmente de um vidro de esmalte o restinho de etiqueta de preço (daquelas bem encardidinhas) com álcool gel… uma gota, esfregando um pouquinho, e tchau cola! :)

  73. Como tirar adesivos costumizados colados em roupa vindo de fábrica?

  74. GE-NI-AL!!!!… esfreguei pó de café sobre as sobras de cola (em fundo de panela e copo de conserva) e funcionou melhor do que com borra de café. E é na hora: vai passando que a cola vai desaparecendo. Parabéns pela dica! Tks.

  75. tinha tirado0o os adesivos originais do meu not mais tinha ficado0o cheio de cola tentei com a borraxa e deu certinho vlw pela dika…

  76. Eu retirei com Acetona … ( de remover esmalte ) foi super rapido.

  77. olá,gostei dessa página,por isso preciso saber comprei um cooktop,e veio com aquele plástico azul grudado nas bocas,eu tirei td so ficou a marca da cola e não consegui tirar,passei acetona e não deu certo,se for atendida obrigado

  78. eu naum tem q fzr um montão d coisas
    só mais passar óleo de coxinha ..

  79. A borracha funcionou perfeitamente em meu caso (cola de adesivo em superfície de plástico).

  80. ME AJUDEM COMPREI UM POTINHO TODO DECORADO COM FITA E RETIREI A FITA MAIS FICOU CHEIO DE COLA QUENTE COMO FAÇO PARA RETIRA SEM DANIFICAR O POTE DE PLASTICO?

    • Cris, acho que não tem jeito aí. Dependendo do plástico, acho que você vai precisar arrancar a cola e isso quase certamente vai danificar o material.

      • Cris, vc pode tentar mergulhá-lo em água morna (torneira elétrica) por um tempo curto. a cola poderá desprender-se. daí tira-se com a unha. depende de onde está esta cola.

  81. BOM, ACABEI DE USAR “LEITE DE COLONIA” FUNCIONOU, MAIS USEI NUMA MOLDURA DE ESPELHO… JA EM OUTRAS COISAS NÃO SEI NEH!!

  82. Parabéns pelas dicas.
    Tirei a cola adesiva(durex) grudada na tampa do meu celular, com outra fita (durex) larga. Fiz como se estivesse fazendo depilação (colando a fita nova sobre a cola velha, passando o dedo fortemente para aderencia e puxando rápido). Saiu rapidamente.

    • gostei da dica, me serviu muito,. obg

  83. a dorei a dica da borracha e deu serto obrigado

  84. gostei das dicas

  85. SECADOR DE CABELO AQUECE A GOMA DO ADESIVO E FICA MAIS FACIL DE REMOVER

  86. eficax mesmo wd muito bom

    • como assim moderacao

  87. Depois de duas horas tentando tirar a cola da garrafa plástica com água quente e álcool, em menos de vinte minutos tirei com óleo. As dicas são ótimas. Valeu!!!

  88. Genteeee!!! experimentei a dica de como remover aquela etiqueta autocolante que vem em microondas, geladeiras e etc…. Simples, basta passar oléo de cozinha.Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

  89. Tirei a colinha dos aadesivos do meu notebook com alcóol, demorou um pouco mais saiu *u*

  90. gente, para não gastar muita borracha, molhe o objeto e depois passe a borracha!!

  91. Com limão, é sério o limão que é um ótimo acido. Serve para retirar a cola, basta expremer o limão encima da cola, e com um pano passar em cima como se fosse retirando para o lado. Aí a cola vai ficando no pano.

  92. Preciso tirar cola de adesivo colado em camiseta, que por causa de suor, ficou pregada, e não consegui identificar uma resposta. É uma camiseta de malha 60% poliester, onde colei um adesivo e a cola “grudou”…

  93. gente porfavor me ajudem como tirar a cola do adesivo da minha geladeira

  94. Por favor, Me ajudem a tirar o plastico azul que ficou grudado no fogao. Usei sem retirar o plastico de proteçao e agora ficou grudado na boca que usei. Att. Carla.

    • Carla, acho que a única coisa a fazer é deixar a boca ligada até o resto do plástico acabar de queimar.

  95. Azeite! o melhor de todos!!! Deixe agir um pouco e depois remova com um pano umidecido com alcool em gel.
    Muitas pessoas deram dicas de acetona, tinner e outros materiais abrasivos, que em contato com o plástico vai detonar com a tinta do mesmo.

  96. nossa valeu eu tentei de tudo mais o que resolveu meu problema foi a borracha valeu!! melhor site de todos!!! (naum consiguia tirar a cola de um adesivo do meu notbook)

  97. Olá. Comprei uns puxadores de porta com metal cromado. Como demorei a utilizá-los, aquele plástico de proteção ressecou de forma absurda, ficando quase soldado ao material. Já tentei fricção e água com sabão, mas não deu resultado. Estou com receio de usar algum material que manche o cromo. Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço.

    • Sergio, você deixou esse plástico quanto tempo? Dependendo do estado de degradação, você vai precisar investir em algum produto químico específico, mas alguém precisa avaliar o estrago pessoalmente.

      • Olá Igor, bom dia.
        Na verdade eu não deixei muito tempo, mas creio que a loja sim.
        Não é um dano muito severo, apenas estético.
        Só gostaria de saber de algum produto químico que não manche materiais cromados. Obrigado.

  98. Estou com o mesmo problema do Sérgio, preciso remover um filme plástico de proteção em detalhes cromados do carro que comprei, acho que deveria estar a muito tempo em pátio de fábrica ou sei lá aonde. Quando retirei o carro na cocessionária não percebi que eles não haviam removido todo esse plástico de proteção e agora não quero voltar na concessionária porque é em outra cidade. Alguém tem uma sugestão de algum produto ou técnica que ñão seja abrasivo, que não arranhe os cromados e que não tenha perigo de danificar a pintura próxima a esses detalhes cromados ? Agradeço antecipadamente por sugestões.

  99. Tava com esse problema no meu notebook e consegue tirar com “Limpa Alumínio”

  100. Uma forma infalível de retirar fita banana (aquela dupla face de espuma) é encharcar com removedor FAÍSCA (se encontra em qualquer supermercado). Faça uns cortes na fita para facilitar a penetração, espere de 5 a 10 minutos e retire com uma espátula. Se ficar, ainda, algum resíduo, coloque Faisca num pedaço de Bom Brill e passe. Sai tudinho!

  101. Obrigado ajudou muito.:D

  102. Olá, eu resolvi o problema da cola deixada pela fita adesiva ( tipo durex fita larga) de um espelho com um (solvente de alta performance ) a base de Thinner, chamado Car Paint – automotivo. Foi muito bom no meu caso. Boa sorte!

    • Cuidado quando usar thinner, eles são muito voláteis e podem fazer mal.

  103. Olã, eu tentaria o solvevente a base de Thinner – Car Paint Automotivo, se for a cola do tipo deixada por durex resolve. Boa sorte!

    • Cuidado, mais uma vez, ao usar thinner. Leia as instruções.

  104. Tentei várias coisas encontradas na internet mas as melhores para retirar a cola do adesivo foram: cera de carro e água FERVENTE. Algumas colas saíram só com a cera, as mais difíceis saíram com água fervente e as mais difíceis ainda saíram com água fervente seguida da cera.

  105. Colei um aviso de venda de carro no interior do veículo e prendi o papel com fita adesiva, acontece que o carro tem insulfilme e quando retirei a fita adesiva ela tinha com a ação do sol grudado de uma maneira que não sai mais. Alguém já teve esta experiência? Que tipo de solvente posso utilizar sem dissolver o insulfilme?

    • Carlos, não sei se você vai conseguir. Esse tipo de queimadura do sol parece ser permanente.

  106. a calça do meu marido ficou cheia de cola de adesivo pra pegar rato…alguém tem alguma dica,pois é calça do trab dele

    • Rosana, depende da composição dessa cola. Tente um dos métodos descritos aqui de acordo com o seu discernimento.

    • Vi na página de um fabricante a orientação de usar óleo mineral ou aguarrás para remover esta cola da pele. Acredito que deva-se ter cuidado ao usar aguarrás em tecidos sintéticos, pode dissolvê-los.

  107. Certo dia usei “removedor de cera (essas para piso)” e retirou a cola facilmente sem esforço da superfície que havia aplicado um adesivo.
    Vale a pena tentar !

  108. Acetona é a melhor opção realmente,amei!!!

  109. Parece mentira, tentei acetona, álcool e água, mas não deu certo… o que me resolveu foi o óleo!!!

  110. Nossa a dica da borracha é valiosa!!Saiu todo adesivo da porta da geladeira que não saia com nada…. A borracha deixou limpinho!! Fica dica.

  111. Comprei um novo fogão tentei tudo não funcionou…
    Tive q partir para o método antigo e passei bucha com água e sabão saiu tudo.

  112. Eu tentei essa dica de vocês ,mais não deu certo,dai fiz uma loucura que deu muuuuuiiiiiiitoooooo certo peguei uma toalha de rosto,e coloquei acetona,foi como se tivesse feito mágica saiu muito fácil,fica ai essa dica tentem vai ser legal parar de sofrer com etiquetas dessas empresas que não pensam no consumidor…

  113. Oi, comprei uma arca de cânfora e quando me entregaram estava embrulhada em cartão e adesivo castanho (esse das mudanças) e quando retirei o cartão vi que uma parte do adesivo tinha ficado colado na parte de trás da arca! Arranquei rápido, mas parte do adesivo e alguma cola ficaram colados na arca. Tenho medo que álcool/acetona queime o envernizado da madeira e depois fique baço. Alguém me pode ajudar, por favor? Obrigada

    • Tente óleo para madeira.

      • Valeu! Apliquei óleo de cedro, e saiu tudinho e bem rápido :) Muito obrigada!

  114. A melhor dica é: café bem quente, com açucar, fresco….derramar o cafe sobre a superfície, deixar de molho por minutos e passar pano comum….e lavar…..
    ISTO DEPOIS DE TENTAR ÁGUA FERVENTE, BORRACHA (ajuda um pouco..evitar pressionar muito forte, com o risco de empenar a superficie)…BORRA DE CAFÉ (ajuda a esfoliar um pouco, mas não remove…
    Feição..

  115. protegi com fita adesiva os vidros de porta e janela e agora tá tudo com um grude horroroso. Alguma dica?

    • Várias. Basta ler o texto e os comentários.

  116. a mão sai mesmo ; obrigado falheuuu

  117. Muito simples só por um pouco de Sabão em pó e esfregar com o minimo de água, o adesivo se solta, a cor ñ mancha e fica brilhando, fiz isso no Branco do meu fogão novinho e resolveu….

  118. E como faço para retirar adesivo de um papel?
    Por exemplo, tenho alguns LPs que estão com adesivos na capa e no selo do disco. O que fazer?

    • Tente retirar o mais lentamente possível. Se começar a rasgar, esqueça, o adesivo ou fica para sempre ou vai sair levando um pedadço do papel.

  119. Se for cola vinílica (aquela utilizada para colar rótulos de plástico), o óleo de banana é a coisa mais eficaz que conheço

  120. muito obrigada pela ajuda!! a bora de café foi ótima pra tirar a cola que fica no produto depois que tiramos a etiqueta adesiva.

  121. Cola em superfície de vidro, só a manteiga resolveu….

  122. Cola de adesivo em superfície de vidro, só manteiga e esfregando com esponja (lado amarelo) q resolveu….

  123. socorro,me ajudem minha sobrinha colocou um tubo de cola no micro-ondas,e esplodiu,o que eu faço? me ajudem meu micro esta novinho.

  124. Comprei algumas peças em MDF que vieram com umas etiquetas e a cola delas não sai de jeito nenhum. Já tentei álcool, detergente, esponja e nada. Por favor, preciso de ajuda pois as etiquetas estão bem a vista. Grata.

    • Tentou deixar alguns minutos de molho? Deixe a esponja com sabão em cima por um pedaço e depois tente novamente.

  125. adorei a dica da borracha funciona mesmo !!!!

  126. para remover etiquetas use óleo de cozinha. Esfregue óleo com bombril que sai tudo.

    Fácil.

  127. Nada se compara ao WD40. Melhor que todos os citados. Retirei o selo do PROCEL no gabinete do split com duas aplicações.

    • WD40 é só uma versão turbinada do óleo de cozinha.

  128. A fita foi otima

  129. Usei óleo de cozinha para remover cola de adesivo em talheres de aço inox

  130. A dica da borracha é a melhor, já tinha tentado de tudo p/ tirar a cola de um adesivo do copo dos meus filhos e só a milagrosa borracha resolveu!!!!!

  131. Dissolvant – Removedor de esmalte sem acetona. funciona muito bem…

  132. bom dia…amigo tenho um serio problema aqui vcs teriam alguma dica boa que funcione?to com fita durex colada em um documento q eu queria tirar sem que rasgue o papel e tyire o que esta escrito nele….tem alguma dica awe…abraço

    • Acho difícil. Se a fita já está rasgando o papel, qualquer produto que remova a cola vai remover parte do papel também.

  133. Acabei de tirar a cola que estava bem grudada na porta do meu forno de embutir que é de inox .
    Fiz com a bendita borracha que no começo achei que tinha piorado a situação… mas continue esfregando a borracha e saiu tudo sem danificar o fogão. Obrigada!!! Suzana deu certíssimo…

  134. tentei com varias coisas,e consegui tirar a cola de adesivos do meu armario esfregando margarina e pó de café!saiu cm facilidade e deu um brilho.

  135. Pessoal, dica da minha mãe: lustra-móveis!
    Eu estava procurando dicas para retirar a cola de um cartão de plástico e entrei aqui…quando fui testá-las, minha mãe mencionou o lustra-móveis…perfeito! Um pano seco, lustra-móveis e um pouquinho de paciência (sério, não precisa de muita não, acho que levei uns 5 minutinhos) tiram a cola e ainda deixam a superfície perfeitinha…=D
    Espero que mais alguém se beneficie dessa!
    Bjos!

  136. O que é muito bom também e o famoso querosene, para tirar qualquer tipo de cola
    E o melhor e bem baratinho o litro.

  137. EU PASSEI ACETONA E SAIU! POIS MEU VIOLÃO TINHA DIVERSOS ADESIVOS, PASSEI VINAGRE E NÃO SAIU AI PASSEI ACETONA COM PANO E REMOVEU TUDO.

    • Cuidado. A acetona pode remover o verniz do violão também.

  138. Tentei tudo, alcool, borracha, vinagre e o pior deles: borra de cafe. Este alem de nao tirar a cola ainda deixou tudo preto. O mais simples resolveu perfeitamente sem deixar nenhum residuo de cola na geladeira: OLEO DE COZINHA!!!!

    • Por que você está considerando óleo de cozinha como o mais simples? Eu diria que é bem contraintuitivo usar óleo como produto de limpeza.

  139. wd40 também tira que é uma beleza

  140. tirei com água raz

  141. Testei todas as dicas sem sucesso numa garrafa térmica ,vidro de maionese e colher de plástico. Óleo de. Soja, milho ou girassol . Ótimo resultado.

  142. Bom dia!!!! Mudei recentemente e a transportadora envolveu minha geladeira em plastico filme que aderiu de uma forma que até hoje não consigo retirar. Alguem tem uma dica pra me dar???? Muitissimo obrigada, Terezinha

    • Tem várias dicas tanto no post quanto nos comentários.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 534 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: