Publicado por: Igor Santos | 25/04/2011

Como limpar o forno de micro-ondas


Se você mora só é bastante provável que seu eletrodoméstico favorito (depois da geladeira) seja o forno de micro-ondas.
Se faz pouco tempo que você mora só é ainda mais provável que seu micro-ondas esteja imundo.
Por ele ser seu favorito e continuar sendo usado com frequência, é certeza que ele vai ficar cada vez mais sujo com um tipo de sujeira cada vez mais difícil de sair, o que só lhe dá mais preguiça de limpar, mas não de continuar usando. E eis que o círculo vicioso começa.

Se o seu já está escorrendo sujeira assim, por favor pare e repense sua rotina.

Não me entenda mal, eu não só entendo como apoio e até incentivo sua decisão em usar o micro-ondas para tudo, desde esquentar o Miojo até requentar o resto da pizza, no entanto perceba que, depois de algumas semanas, tudo que entrar no aparelho vai sair com o mesmo gosto de molho de tomate com pipoca, ambos queimados.
Considerando que seus dotes culinários não devem ser o padrão pelo qual toda perfeição gastronômica é medida, por que aumentar o desprazer durante suas parcas refeições ingerindo os fantasmas dos alimentos passados?

Não entre em pânico. Limpar o danado é mais fácil do que você pensa (a não ser que você esteja pensando em fechar o olhos e desejar que ele se limpe sozinho. Neste caso, meu método é bem mais complicado).
Existem alguns produtos químicos no mercado específicos para limpeza de fornos de micro-ondas, mas nenhum deles é melhor do que o produto químico mais abundante na cozinha: água.

O método é bastante simples e, de certa forma, realiza seu desejo do forno auto-higienizante. Pelo menos em parte.
Encha de água uma caneca ou algum refratário próprio para micro-ondas (de louça ou de vidro, nunca de plástico) e, na potência máxima, deixe rodar por cinco minutos. Isso vai criar uma atmosfera interna com muito vapor extraordinariamente quente que vai amolecer todo tipo de craca que foi se depositando nas paredes do equipamento nos últimos meses.
Tendo em mente o termo “extraordinariamente quente”, mantenha a porta fechada por uns dez minutos e, então, desconecte o forno da tomada (ele não deve dar choques, mas tem gente que tem tanto medo de eletricidade que se sente eletrocutada até por fogão a lenha), retire o prato giratório e passe uma esponja seca nas seis superfícies internas (incluindo a parte de dentro da porta) para retirar o grosso da imundície acumulada. Faça o mesmo no prato.

Seu objetivo é deixar assim.

Tudo que não sair com esse método sairá facilmente com água e sabão naquela mesma esponja. E nem precisa esfregar com muita força. Depois disso é só passar um paninho (ou até uma terceira rodada com a esponja já seca) e deixar a porta aberta por algumas horas para evaporar os últimos resquícios de umidade enquanto o prato pinga no escorredor de pratos.

Após retornar o utensílio ao seu estado de uso ideal, tente mantê-lo limpo tampando tudo que for esquentar lá dentro para evitar respingos e derramamentos (dica de quem já passou por isso: nunca tente secar roupas de tecido sintético ou esquentar ovo cozido no forno. São dois tipos de explosão que você não vai querer precipitar dentro da sua cozinha).
Existem tampas próprias para isso, de um plástico bem duro e com buraquinhos para impedir o acúmulo de vapor, mas qualquer prato fundo resolve (desde que, logicamente, maior que o recipiente onde está a comida).

Em breve: como limpar sua geladeira e seu fogão.

About these ads

Responses

  1. Exatamente o que eu estava precisando.

  2. Uma dica: use a água quente que saiu do micro-ondas para desengordurar a pia, com um pouco de detergente e a água, ela também vai ficar limpinha, especialmente se for de inox, sem muito esforço!
    bju

  3. Em minha cidade ha um mito que nao se deve deixar a porta do microondas fechado apos seu uso, e assim evaporar a agura que da dentro dele…e ele tem de ficar desligado da tomada..poderiam me ajduar se isso é mito ..pois tb gostaria de postar isso no face para tirar umas manias da minha familia tb. Bjos adorei as dicas e ate postei no meu face para ajduar a outras pessoas…deixei o link para acharem a fonte de pesquisa

    • Michele, como você bem observou, isso é um mito.
      O forno de micro-ondas é projetado para ser usado em cozimentos. Não faz sentido dizer que é preciso deixar a porta aberta para evaporar a água se ela tem que permanecer fechada enquanto coisas são cozinhadas (o que libera uma quantidade imensa de vapor, muito maior do que o resíduo pós-cozimento).

      E tirar da tomada me parece só uma precaução infundada, do tipo “não use celular em posto de gasolina”. O nome desse fenômeno é “medo do novo”, onde as pessoas criam regras arbitrárias para se proteger intelectualmente de algo que elas desconhecem e, por isso, temem. É quase uma “simpatia” criada para reduzir a tensão e dar a impressão de controle, como se a pessoa dissesse “isso é perigoso, mas com as atitudes que estou tomando, agora quem manda sou eu”.

      É só mito mesmo, pode ficar tranquila. Pense em quantas pessoas ao redor do mundo deixam seus micro-ondas na tomada por toda a vida sem nenhum incidente.

  4. A UNICA VANTAGEM DO MICRO DESLIGADO DA TOMADA ; E ALGUNS CENTAVOS OU MAIS NA SUA CONTA DE ENERGIA COM CERTEZA!!!!

  5. Uma pena que o blog não ser mais atualizado.

    • Também acho. Eu até tenho vários rascunhos (sobre como limpar o fogão e a geladeira, por exemplo) mas sempre acabo ficando com preguiça.

  6. Poxa, dei tanta risada com o blog!!! Pena que vc não continuou… =/

  7. […] [1] – Estou supondo que, caso seu eletrodoméstico favorito seja mesmo o micro-ondas (por que não seria?), seus skills de forno/fogão não são dos melhores e água de macarrão e/ou […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 535 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: