Publicado por: Igor Santos | 29/03/2010

Complementos e Suplementos


Como eu disse ontem pré-anteontem, hoje vou dizer o que mais é necessário na sua caixa de ferramentas, solitária como você (na verdade, a caixa é desnecessária no começo, desde que todos os seus utensílios fiquem agrupados num lugar comum, como numa gaveta).

Como as ferramentas, quanto mais prateados, melhor

Como as ferramentas, quanto mais prateados, melhor

Começando do começo. Não adianta muito ter um martelo e não ter pregos (a não ser que você seja do tipo violento, mas se for o caso, desculpe).
Pregos são vendidos em embalagens variadas, inclusive no peso. Existem sacos de 1kg de pregos, mas isso é muito prego e a menos que você tenha uma empresa de caixões, nunca vai usar todos.
Recomendo a compra de um saquinho menor, com uns vinte, nunca maiores que o clipe de uma tampa de caneta Bic. Só compre pregos grandes especificamente, quando precisar deles.
Nunca gaste mais de dois reais numa compra de pregos.
Serve para pequenos consertos em cadeiras, molduras, lastro de cama e qualquer coisa que seja de madeira e não seja particularmente delicada.

Eis algo que jamais possui

Eis algo que jamais possui

Outro item essencial é algum tipo de feixe filamentoso flexível. Traduzindo: algum tipo de cordão.
Não precisa ser especial, basta ter alguns pedaços de pelo menos um palmo de comprimento e pode ser barbante, cordão de bermuda, cadarço, novelo de tricô, fio de varal, etc.
Literalmente, qualquer coisa que sirva para amarrar uma cortina ou a fiação atrás do computador presta.
Use no que você ache que precise ser amarrado. A janela tá batendo? Cordão nela!
Acho difícil você conseguir gastar dinheiro nisso, a menos que queira comprar um rolo de barbante. Não sei quanto custa, nunca comprei um.

Ótimo também para esculturas

Ótimo também para esculturas

Arame. Se você precisar prender alguma coisa que seja pesada ou revolta demais para um cordão, use um arame.
Uma vez eu comprei cinco metros de arame fino (moldável a mão, como o da foto), mas é porque estava fazendo um projeto que precisava disso tudo.
Se você achar que um arame é exagero demais, use fio de telefone (não aquela parte que conecta o aparelho à parede, mas aqueles fios de cobre revestidos com plástico colorido). Se achar.
Outro bom substituto para arame “propriamente dito” é clipe de papel. Um clipe médio esticado dá quase um palmo de metal, bom para emergências.

Quem disse que fita isolante precisa ser preta?

Quem disse que fita isolante precisa ser preta?

Próximo na lista; rolo de fita isolante.
Um rolo de marca boa (e tem que ser boa, senão não cola nas coisas) custa no máximo três contos e fita isolante é um artigo de primeira necessidade ao redor da casa, se não para enrolar fios desencapados, para prender pôsteres, proteger dedos aflitos de uma rachadura na janela, remendar “temporariamente” um rasgo no sofá, evitar que a perna da mesa perca completamente a sua integridade, vedar sacos de comida, fechar pacotes, tapar torneiras que pingam, etc.
Desde que a fita dê pelo menos uma volta em torno de si mesma (a parte grudenta precisa encostar na parte sem cola), as possibilidades são infinitas.

Lubrifica? Tem mangueirinha? Compre.

Lubrifica? Tem mangueirinha? Compre.

Portas, janelas e quaisquer outros objetos com partes metálicas móveis vão ranger, eu lhe garanto! Pode até demorar um pouco, mas nem se preocupe que o dia chegará. Rangido é uma propriedade física da matéria.
Como eu odeio barulho de porta de castelo de filme abrindo, eu sempre tenho em casa um tubo de lubrificante aerosol. WD40 ou WhiteLub são ótimos, mas são também caros demais. Existem produtos semelhantes bem mais baratos que custam até sete pilas. É um bom investimento, principalmente se você, como eu, mora perto do mar (ou de uma salina) ou em um ambiente muito úmido.
O bom de ser uma lata de spray é que isso garante ao óleo um alcance maior, chegando em locais mais difíceis, principalmente quando a mangueirinha está acoplada (estou pensando aqui em fechaduras e trilhos de janelas de correr).

Podem também ser marrons, desde que sejam finas

Podem também ser marrons, desde que sejam finas

Outra item geralmente ignorado mas que sempre tenho por perto: lixa de parede.
Preferencialmente lixas 180 ou 220 (não se preocupe, o vendedor vai saber do que se trata), que são bem finas e estragam pouco as coisas que você for lixar.
Sabe quando você está lavando a louça e bate com uma faca na borda de um copo e arranca um pedaço minúsculo mas que é garantia de beiço cortado quando o copo for novamente utilizado? Lixa nele! Com cuidado e paciência (nem tanto, vinte segundos são suficientes) o vidro deixa de ser perigoso e uma borda de copo fica lisinha, lisinha.
Farpas de banquinhos e quinas de cama também podem ser consertados com esse método, bem como aquele pendurador de toalha que sempre arranca um fio da bichinha por causa de uma lasquinha escondida.
Por favor, tome um cuidado extra quando for lixar alguma coisa, pois partículas pequenas demais para lhe causar preocupação são grandes demais para os seus alvéolos. Enrole pelo menos uma camisa (úmida é melhor ainda) ao redor do nariz e boca quando estiver lixando.
Uma folha custa poucos centavos, mas sua saúde não tem preço.

Ninguém pode com os clássicos

Ninguém pode com os clássicos

Se você fuma, não precisa da próxima dica, mas se não, arrume um isqueiro.
A melhor maneira de evitar que a ponta rasgada de um cordão se esgarce mais é queimá-la.
Fogo provê luz em caso de apagão.
Sai mais barato que acender o fogão com fósforos.
E ainda faz um barulhinho legal.
Deve custar uns quatro reais, mas não tenho certeza. O meu foi “achado”.

Anúncios

Responses

  1. Não sei se você ainda vai falar delas, mas um daqueles conjuntinhos de chave de fenda com dois tamanhos da chatinha e pelo menos uma phillips é indispensável também. A não ser que você queira quebrar as pontas das suas facas de cozinha e se arriscar a tirar uma lasca do dedinho. A minha é daquelas que têm uma base e várias pontinhas, uma de cada tipo. É bacanuda porque as pontas ficam guardadas dentro do próprio cabo e não se perdem por aí.

    Minha caixa de ferramentas tem um martelo, um vidrinho cheio de pregos e tachinhas de vários tamanhos, alguns parafusos e buchas que sobraram de montagens várias… É bom ter pelo menos um de cada sobressalente, lembre disso quando for montar algum móvel, ou colocar prateleiras e armários na parede. Tem meu conjunto de chaves de fenda, fita isolante, um alicate de tamanho médio que vive cego e um alicate pequeno com aquele bico fininho (é ÓTIMO pra consertar bijoux que desmontam!). É bom ter uma tesoura mais “parruda” e que possa ser usada pra cortar fios mais finos, cabinhos de plástico daqueles tipo “lacre” e coisas que você não vai querer cortar com sua tesoura boa. Poupa também seus alicatinhos de unha – vai por mim, é cortar UM fio de chuveiro e seu alicatinho fica imprestável! E, sabe lá Deus o por quê, tem dois pincéis. E, lógico, meu preferido de todos os tempos, não VIVO sem: um tubinho de Super Bonder!!!

    Nunca precisei de nada além disso nas emergências diárias, viu…

    Mas, vamos às ferramentas femininas básicas??

    –> CAIXINHA DE COSTURA: absolutamente indispensável (também para os manos, ou vc acha que botão de camisa de homem nunca cai??). Ela precisa ter, no mínimo, um conjunto de agulhas de tamanhos variados (desses que você compra no $1,99), linhas branca e preta, alguns alfinetes de segurança – sabe aquele modelo “fralda de bebê? Então. Só que sem os bichinhos de enfeite, né? Acredite, você VAI precisar deles algum dia! É bom ter uns botõezinhos básicos, mas isso você pode ir juntando ao longo da vida, e das roupas que perdem botões. Uma tesourinha bem afiada e de ponta fina é bem útil também! Agora uma dica preciosa: em lojas de armarinho (ou hipermercados) tem uma coisa incrível chamada COLA PANO. Se apegue à ela, minha(meu) filha(o)!! Uma alça de vestido SEMPRE vai soltar quando você estiver saindo no sábado de noite, uma calça SEMPRE precisará ser usada no dia que você comprou e não vai dar tempo de fazer a barra, aqueles detalhezinhos de roupa (pedrarias, tachinhas, correntinhas, strasses) SEMPRE vão cair na última hora. É o equivalente do Super Bonder na sua caixa de costura!!

    Acho que o Basic For Women do quesito “Ferramentas” está completo!!! HAHAHA!!!

    • Bem lembrado! Essas caixinhas de costura que já vendem prontas são excelentes. Dois carretéis, algumas agulhas, botões sortidos e alfinetes variados.
      Essa Cola Pano eu não conhecia. Interessante…

      E quanto às chaves de fenda e alicates eu falei sexta-feira.

  2. Tenham cuidado com as caixinhas de costura que já vêm prontas. Elas são bem baratinhas… mas a qualidade das linhas e agulhas (sem falar na coitada da tesourinha, pobrezinha, que só serve de “enfeite” pra caixinha), é geralmente muito, muito ruim. Investir numa boa tesoura (gosto da marca Tramontina. As minhas estão comigo há muitos e muitos anos!), linhas de cores básicas (da marca “corrente”. Minha vozinha, que era costureira, sempre usou essa marca e tudo o que ela fazia, além de lindo, não descosturava nunca!!!). Detesto linha que quebra e agulha que de tão pequena e fininha não dá pra segurar direito! Ai, o que era pra ser um conserto rápido, rapidamente vai te dar uma raiva tremenda… e o tempo passando… Eu prefiro evitar situações de estresse! Outra boa dica, é ter uma radiografia velha pra abrir uma porta que não está trancada com a chave, mas que vc não consegue abrir! Na europa esse item não falta em nenhuma casa! Seja de jovem ou de velhinhos! 😉

    • Como é esse negócio da radiografia? É tipo aquele esquema de arrombar porta com cartão de crédito que só funciona no cinema?

  3. Estou adorando esse blogue! Ainda estou festejando, toda orgulhosa, ter conseguido, sozinha, arrumar a fechadura da minha janela!
    Mas vc e Aninha (essa ai acima) são profissionais! Como assim cortar fio de chuveiro com alicate de unha? Que medo! E olha que estudei muuuuito sobre eletricidade e cia. na facul. Talvez por isso tenha tanto “respeito” pela mistura de fios elétricos, com metal e/ou água!
    Bom, vou usar a dica da lixinha num prato que ficou sem uma lasquinha esses dias, e que me dá uma peninha jogá-lo fora… Sem falar que a louça que combina com ele fica banguela!
    Uma pergunta pra Aninha: a cola “pano” sai quando se lava a calça jeans (por exemplo)?

  4. Oi R.!!! Você super tem razão quanto às “caixinhas-de-costura-que-já-vêm-prontas”: as tesourinhas são sempre uma nhaca. A minha também é da Tramontina, das pequeninhas com ponta fininha… As vantagens dessas bagacinhas são, além da coleçãozinha de botões e alfinetes, as variedades de cores de linhas em pedaços pequenos. Porque você (ou eu, que não vou MESMO) usar um carretel inteiro de linha laranja, por exemplo. Mas se vc fez um buraquinho naquela saída de praia, não vai precisar remendar feiamente com linha branca…

    Ah! Não se preocupe… eu cortei o fio do chuveiro com o alicatinho ANTES de instalar o dito!!! HAHAHAHA… Ter cuidado com eletricidade é SUPER indicado!! Eu tenho muito medo de tomar choque, então, qdo tenho que consertar alguma coisa LIGADA eu chamo um eletricista!!

    Sobre o Cola Pano: alguns saem depois de algumas lavadas, outros não. Você tem que prestar atenção no rótulo, isso vem descrito lá. Os que NÃO saem costumam deixar o pano duro no lugar onde fica a cola, por isso indico mesmo só pra calça jeans ou pra lugares em que não vai ficar cutucando. Para as emergências do tipo “depois-eu-conserto-direito” é melhor usar os que saem quando lavar.

  5. Aninha, você tem razão! Eu também não vou usar todo um carretel de linha de NENHUMA cor! ahahah… O que acontece é que já fiquei um tempão tentando arrumar uma bobagem com uma dessas linhas de má qualidade e ela sempre quebrava. Ai eu fiquei com tanta raiva que no outro dia passei por um armarinho e comprei carretel messssssssmo de várias cores! O bom é que agora minha casa sempre tem alguma amiga pedindo meu costureiro emprestado, e aproveitamos pra por o assunto em dia enquanto fazemos alguns pequenos reparos nas roupas! Morri de rir com a história da alça do vestido que sempre quebra bem na hora de sair, principalmente quando a gente já está EM CIMA DA HORA!!! Essas coisas são a minha cara!
    Agora fiquei mais tranquila com a explicação do chuveiro! Nessas horas um especialista é também um investimento!
    Sobre a Cola Pano: eu sei exatamente o que é “vou colar aqui rapidinho e depois eu conserto”. Colei uma alça de uma blusa linnnnnnnnda (com super bonder -a estrela de tooooooodas as casas!-) e a blusa nunca mais parou de me espetar e ainda por cima ficou marcada. Resultado: não teve mais jeito pra ela…
    Vou procurar hoje mesmo a Cola Pano pra fazer companhia à Super Bonder!

  6. […] Isso somado ao fato de que poeira é composta primariamente de pele morta descamada (dado totalmente controverso, mas o blogue científico é outro) a torna um ser onipresente (na minha casa eu já encontrei poeira dentro de uma charuteira fechada que estava em um armário com porta numa sala que raramente é aberta) e seu lar vai sempre estar cheio dela (outra daquelas Leis Fundamentais). […]

  7. pessoal tenho um quarto novo mas odeio rosa e ele tem 4 coisas rosa uma faixa no armario uma coberta uma cadeira de pc e um tapete me ajudem nao sei como deixalo mais maduro pq nao posso colar nem tirar ou pintar nada.o q eu fasso

    • Anelize, se não pode tirar nada, só resta cobrir. A faixa no armário vai ser um problema já que você não pode pintar.
      Converse com seus pais e sugira trocar algumas coisas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: