Publicado por: Igor Santos | 09/04/2010

Mantenha sua cama sempre limpa


Nem tanto os lençóis, que podem ser lavados facilmente, mas seu colchão (admitindo que você tenha um) deve ser mantido sempre o mais limpo possível (pois é bem mais difícil de ser lavado).

Você deve manter um mínimo de três lençóis de cama por perto, para criar um rodízio.
Vou nomeá-los A, B e C para facilitar a explicação.

A vai servir para forrar o colchão diretamente e deve (apenas uma sugestão, como tudo aqui) ser lavado pelo menos a cada duas semanas.
“Mas duas semanas para lavar um lençol de cama onde eu durmo todas as noites não é muito tempo?”, eu ouço você perguntando.
Não, não é. Mas aqui está o motivo: B vai ficar por cima desse primeiro cobertor e vai ser lavado toda semana, alternando com C.

Manter dois lençóis forrando sua cama o tempo todo lhe dá uma segurança extra contra “acidentes” e mantém seu colchão protegido contra fluidos de toda espécie (se é que você me entende).

E ainda lhe possibilita manter as aparências.
Digamos que numa manhã de sábado (roupas devem ser lavadas nas tardes de sábado) sua mãe apareça para lhe visitar (mães não visitam suas “crianças” que moram só, elas inspecionam) e, por causa daquele encontro que você teve noite passada e que acabou na sua casa, seu lençol não esteja saudavelmente perfeito.
Rapidamente você pode arrancar do colchão o cobertor não-necessariamente-impecável, deixando à mostra um razoavelmente não-encardido.

(Neste ponto, outra dica importante é: sempre mantenha a roupa de cama limpa no final-de-semana, caso você leve alguma visita que queria conhecer a casa, se é que você me entende.)

Agora, quanto ao rodízio propriamente dito:
A vai estar embaixo de B na primeira semana. No sábado, B vai ser lavado e C vai para cima de A.
Na segunda semana, B fica temporariamente diretamente sobre o colchão enquanto A e C estão secando após serem lavados (se estiver chovendo e você usar varal, talvez precise dormir uma noite sobre apenas um lençol).
Na terceira semana, o processo se repete.

Você pode até colocar A em cima de B, pois eu estou considerando que todos os seus lençóis são iguais e não importa quem vai sobre quem, desde que sempre existam duas camadas de pano entre você e o colchão.

O mesmo truque serve para fronhas e deve deixar seu travesseiro fresquinho por mais tempo, evitando que você tenha insônia por causa daquele cheiro de suor de cabeça.
Aliás, travesseiros devem ser estendidos e ventilados por algumas horas pelo menos uma vez a cada dois meses (dá muito pouco trabalho e vale muito a pena, acredite).

Anúncios

Responses

  1. Meniiiino!!!! Adorei essa dica!!! Vou adotar!!!

    E é BEM verdade: mães INSPECIONAM!! Elas diferem umas das outras só na profundidade da discrição durante a inspeção. Minha mãe faz o tipo “inspetora discreta”… É perigosíssimo!!! Quando você percebe ela já abriu até o lixo com a desculpa de jogar um cisquinho qualquer, só pra ver o que tem lá dentro!!!

  2. Inspeção Surpresa de Mãe?
    Façam como eu, morem a pelo menos 1000km de distância =P.

    • Ela nunca pediu fotos para “ver onde você mora”?

      • Nope. Ela só pergunta sobre o que estou comendo. Ela nem se preocupe se estou vivendo num chiqueiro… oh… wait…

  3. Tendo um ferro de passar a vapor, é conveniente higienizar periodicamente o colchão (onde se desenvolvem bastante ácaros). Se tiver espaço, é bom deixar o colchão tomar sol tb de vez em qdo.

    []s,

    Roberto Takata

  4. Minha irmã está saindo de casa para fazer faculdade em outra cidade (sou de Natal/RN e ela está indo para Mossoró/RN), irei recomendar o blog a ela!

    Dica: Se for morar em cidade muito quente (como Mossoro), é higienico se trocar os lenóis toda semana!

    =D

  5. Eu comprei um forro que é especial para cobrir colchão. Tem de todos os tamanhos, é de algudão, por tanto, facilissimo de lavar e secar, e custa praticamente o mesmo que um lençol. A diferença é que é mais grossinho e protege também dos ácaros.

    • Infelizmente essa proteção não dura depois da quinta lavagem se o lençol for algodão puro mesmo.
      Aliás, se houver alguma proteção real, não pode ser 100% algodão.
      Eu vi uma capa dia desses muito boa, que parece um plástico (por ser impermeável) mas não é quente. Só esqueci de notar qual era o nome do negócio.

  6. ops: obviamente onde se lê algUdão, leia-se algodão.

  7. Estou aqui tentando ver de é feito o meu preferido, mas tenho a péssima mania de cortar as etiquetas de tudo que compro (por ser anti estético)! :S

  8. Olha, vi um Dr. Bactéria da vida em algum programa vespertino dizendo que não tem jeito, colchão cria ácaros de qualquer forma, mesmo passando ferro quente, Lysoform, colocando no sol ou usando capa protetora. Deve ser porque os bichinhos fogem lá pra dentro da espuma, sei lá! O certo é trocar a cada dois ou três anos, a depender do cuidado e da qualidade do trem… Haja $$$, heim?!?!

    O que não quer dizer que a gente não vá limpar, né??? HAHAHA… Eu uso essa capa de malha de algodão, ela não dura muito mesmo… Lavo a capa uma vez por mês, mas coloco o colchão no sol toda semana. Se não higieniza, pelo menos fica com aquele cheirinho de roupa limpa…

    • Esse Dr. Bactéria é um charlatão que gosta de espalhar o pânico. Não confie em nada que ela diga, é provavelmente tudo mentira.
      Pode até existir ácaro em colchão, mas pense em quanto tempo você já dormiu em colchões na sua vida e quantas vezes você realmente precisou se preocupar com ácaros. A não ser que você seja alérgica, eles são inofensivos.

  9. gostaria de saber quantas vezes por semana devo trocar o lençol da cama por semana principalmente no verâo

    • JOSE CARLOS LADEIRA DA COSTA SOU DO CPOR ENTRE EM CONTATO FACEBOOK WILSON COSTA WILSON

      • Quantas vezes o CPOR troca o lençol?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: