Publicado por: Igor Santos | 21/06/2010

Como tirar cheiro de fumaça da roupa


Essa dica é provavelmente a mais curta que darei por aqui mas que pode salvar várias pessoas das garras ensaboadas das lavanderias especializadas. Apesar de ser também uma das mais simples, descrevo aqui após constatar que, aparentemente, pouca gente conhece (e também a pedidos, aproveitando a época do ano).

Considerando que a maioria das pessoas que chega em casa de um arraiá[1] invariavelmente estará podre a fumaça de fogueira já bem tarde da noite, lavar roupa não é a primeira opção na lista de atividades para as próximas oito horas.
Então, como fazer para que a roupa não fique irremediavelmente impregnada com o cheiro da festa mais quente e perigosa do ano?

Aeração.

Moléculas voláteis com cheiro de madeira queimando são dissolvidas na umidade do tecido e lá ficam até que se volatizem novamente ou sejam mecanicamente removidas com água e quimicamente desmanchadas por sabão.
Ou não. Essa explicação que eu inventei ficou muito boa para ser desperdiçada.

De todo jeito, minha observações empíricas me disseram que por mais grosso que seja um terno ou por mais camadas que um vestido tenha, deixar a roupa estendida num cabide tomando uma brisa enquanto você dorme é a melhor maneira de se livrar daquele aroma multirrepetitivo de pirólise orgânica (ou hidrocarbonetos aromáticos policíclicos para quem não vive sozinho há tanto tempo).[2] E bem mais barato que mandar para a roubanlavanderia.
Se possível, deixe abertas todas as janelas do carro para não defumar os bancos.

Fogueira de São João

Eu lembro dessa festa...

Caso prefira não tomar um banho tradicional tão tarde, vá direto para a cama e tome o tão popular “banho onírico”, onde quem acordam sujos são os lençóis e fronhas.
Que podem facilmente serem aerados durante o dia. Afinal, não são só os hidrocarbonetos que podem ser policíclicos.

Cabelo não. Cabelo tem que lavar mesmo.


[1] – Eu poderia dizer que a dica serve também para quem chegou em casa de um bar esfumaçado, mas felizmente eles se tornam mais raros a cada dia.
[2] – É, eu expliquei a piada. Me processem.

Responses

  1. Já usei dessa tática, dando uma incrementada no processo com um ventilador. Meu casaco ficou sem cheiro de fumaça em questão de 3-4 h, foi excelente. Mas banho não tomei. Nem lavei cabelo.

  2. aaaaaaaaaaa

  3. fffffffgg

  4. Adoro este blog. Coisas assim a gente devia aprender na escola.

  5. EH MUITO BOM ESTA TATICAS

  6. ME PERDOE EH MUITO BOM ESTAS TATICAS

  7. Sabe, fico muito triste quando vejo uma pessoa postar algo desse tipo em um blog público. Sou dona de Lavanderia [e é A Lavanderia] e fiquei triste mesmo vendo o nome que voce deu a este serviço….”roubanlavanderia.”. Concordo que existem sim, as que abusam de preços e pouco fazem a nao ser ter somente lucro [o que também, acredite, nao é lá grande coisa]. Mas das duas uma: ou voce nunca viu um trabalho de lavanderia ou nao foi em mais de uma. A perda em uma lavanderia é enorme e se atender bem a um cliente, ela, além de perder a roupa – que sempre é algo usado, já lavado e portanto com o tecido e químicas que já o estragaram e nao se tem como saber disso, ainda paga uma peça nova por uma usada. Eu sinto muito se nao foi bem atendido em alguma. Mas creio que deve fazer uma pesquisa antes de usar um termo chulo para um serviço extremamente delicado e trabalhoso além de necessário. Por acaso estou com uma peça aqui, que ficou dentro de um apartamento que pegou fogo. O cheiro é insuportável e água e sabao NAO resolveram o problema e o cheiro continua. Se tiver alguma dica, agradeço. Convido-o[a] a conhecer a minha Lavanderia e os serviços que ofereço. Aliás, sao 3 e meia da madrugada e estou trabalhando porque além de todos os problemas que aparecem, funcionários sao o que menos temos! Tenha uma ótima semana.

    • Marcedes, como você pode dizer “Concordo que existem sim, as que abusam de preços e pouco fazem a nao ser ter somente lucro” e, logo em seguida, me acusar de nunca ter visto o trabalho de uma? Você mesma admite que existem (no plural) lavanderias que exploram o cliente e fazem um trabalho mal feito.

      O mundo não gira ao seu redor. Você não tem o direito de achar que, dentre todas as lavanderias da face da Terra, eu estava falando justamente da sua. Seja menos egocêntrica.
      E se você trabalha com uma perda tão grande, por que não muda de ramo?

  8. Cara, esse blog é do carvalho. Salvou minha segunda à noite tediosa, agradeço imensamente.

  9. […] Ah, antes que eu esqueça: se por alguma manobra extraordinária você derramou óleo dentro do forno, é bom passar um pano ensaboado antes de ligá-lo novamente, senão sua casa inteira vai precisar dessa dica. […]


Deixe um comentário

Categorias

