Publicado por: Igor Santos | 11/12/2013

Como limpar seu fogão e/ou forno


Após muito tempo deixado de lado (além de outras mudanças na minha vida, deixei de morar só devido ao expediente de ter contraído matrimônio em 2011), apesar dos constantes lembretes dos comentaristas que jamais pararam de visitar este blog (o que só aumentava meu sentimento de culpa), o Dicas caseiras para quem mora só retorna com o horror d@s don@s-de-casa solitári@s: o que fazer com o fogão sujo?

boca de fogão imunda

O pior de tudo é que, quanto mais tempo você deixa, mais a sujeira frita e tenta virar parte da decoração.

Obviamente não podemos simplesmente jogá-lo no lixo (o principal motivo sendo que ele não caberia na lata e aqueles sacos de supermercado que você usa como sacos de lixo não são adequados para objetos hexaédricos tão cheios de pontas afiadas) e, talvez ainda mais obviamente, sua falta de prática com tal instrumento[1] é como um Certificado ISO 9000 de que ele esteja incrivelmente sujo.

No mercado existem inúmeros produtos que prometem limpar seu fogão. Sendo que nenhum deles é barato e, menos ainda, é uma pessoa que vai lá limpar no seu lugar. Então, já que você vai ter que por a mão na massa mesmo (no meu blog de comida tem umas receitas boas e fáceis, inclusive de pão), por que gastar[2] mais do que o mínimo necessário?
Eu já vi receitas de limpeza que vão de soda cáustica caseira (não poderia recomendar algo tão pouco quanto tentar fazer soda cáustica em casa) até formão e martelo. E tem até quem “limpe” a sujeira com ketchup, mas na minha casa nós respeitamos as leis da termodinâmica não gostamos de ter trabalho dobrado, então eu vou direto pro truque centenário da água + sabão + tempo.

Antes de qualquer coisa: se seu fogão é elétrico (funciona pelo aquecimento de elementos elétricos ou é simplesmente de acendimento elétrico), tire-o da tomada. É uma aposta segura dizer que seu fogão não está aterrado. E como levar choque nunca é uma boa pedida, vamos evitar a etapa em que você precisa de uma ambulância para ir sem consciência à emergência do hospital para fechar o buraco na sua cabeça aberto pela pancada que sua testa sofreu ao bater na quina da pia quando você desmaiou por causa da eletrocussão causada por não ter seguido o meu conselho e ter mantido o fogão ligado na tomada. E que isso não se repita!
(É bom também fazer isso com o fogão frio.)

Isso é o meu fogão antigo.

Sujeira em fogão é inevitável, mesmo para quem é bom piloto.

Agora que seu coração não vai mais parar por mais de trinta segundos, retire as grelhas e queimadores da parte de cima, pegue uma bucha bem molhada e ensaboada e vá depositando espuma por toda a superfície, de modo que a chapa de apoio (ver figura abaixo) fique completamente em contato com água ensaboada. Não precisa esfregar com muita força mas também não precisa ter medo de dar aquela esfregadinha amiga de quem está coçando as costas do infeliz que se deitou na grama. O truque nesta etapa é deixar que a água faça a maior parte do trabalho, deixando-a agir por uma meia hora. E não esqueça de lavar atrás das orelhas esfregar ao redor do acendedor elétrico, caso exista.

Enquanto passa a bucha, você vai notar que muita sujeira já vai saindo. O resto sai depois de meia hora de molho.

Enquanto passa a bucha, você vai notar que muita sujeira já vai saindo. O resto sai depois de meia hora de molho.

Os queimadores (que alguns chamam de “boca”, que é na verdade o conjunto completo) podem ser lavados na pia, como se você estivesse lavando uma panela (com o lado grosso da bucha ou, se você é desse tipo de pessoa, com palha de aço).
Alguns acidentes pré-almoço vão além da espuma de amido do arroz ou da nata do leite esquecido. Quando você não sabe exatamente quanto óleo deve colocar na panela antes dos bolinhos ou esquece que batatas pré-cozidas não devem ser descongeladas antes de irem para a fritura (mais sobre isso em ainda outro blog meu), os queimadores podem ficar cobertos com uma camada polimerizada de óleo seco que é praticamente impossível de ser afetada simplesmente por água e sabão. Uma forma de remediar isso é, depois que seu fogão esteja limpo e seco, monte uma boca (de preferência uma não-polimerizada), acenda-a e coloque o queimador sujo em cima, de modo que ele fique um tempo cozinhando sobre o fogo da boca montada.
Se a explicação estiver difícil de compreender, eis um desenho[3]:

Talvez o desenho tenha desesclarecido a explicação...

Também faço caricatura dos convidados.

Mas só queime o queimador (não, isso não é um eufemismo) depois que o tenha lavado, porque ele pode estar sujo de outras coisas mais inflamáveis ou desnecessariamente fumaçáveis.
Depois de queimado, espere esfriar e lave novamente com água e sabão para tirar os resquícios carbonizados.

Talvez seja preciso outra demão de bucha, mas você vai notar.

Se tudo der certo, depois de meia hora de molho e de uma segunda passada com a bucha seca, seu fogão deverá ficar assim.

Agora, vamos ao forno.
Deixe-o ligado na potência máxima por pelo menos meia hora. Espere esfriar. Passe um pano.
Parece mágica, né? Mas é Ciência!
Fornos modernos são autolimpantes. Isso significa que, à medida em que são usados, suas superfícies internas vão destruindo resquícios de gorduras, óleos e tudo mais que tenha respingado no lugar errado[4].
Exceto as grelhas e a chapa inferior que protege o queimador do forno. Estes, infelizmente, precisam ser limpos do jeito tradicional, com água e sabão. Mas se você deixar para fazer isso após o processo de autolimpeza acima, provavelmente seu serviço vai ficar mais fácil (mas tenha paciência e espere tudo esfriar antes – já basta ter ido à enfermaria por causa do choque).
Após lavar as grelhas e a chapa, seque-as com um pano. Se você colocar tudo de volta no forno frio é possível que elas enferrujem.

E se o seu forno não é moderno… eu só lamento.

Pessoalmente, quase nunca limpo as grelhas e a chapa. Só quando realmente sujo com alguma coisa mais bruta.

Depois do ciclo autolimpante, qualquer paninho úmido dá conta dos detritos.

Ah, antes que eu esqueça: se por alguma manobra extraordinária você derramou óleo dentro do forno, é bom passar um pano ensaboado antes de ligá-lo novamente, senão sua casa inteira vai precisar dessa dica.

Até mais e espero não demorar tanto a escrever novamente. Ainda preciso ensinar a limpar geladeira e passar o pano na casa.


[1] – Estou supondo que, caso seu eletrodoméstico favorito seja mesmo o micro-ondas (por que não seria?), seus skills de forno/fogão não são dos melhores e água de macarrão e/ou arroz (por que você está cozinhando os dois juntos?) é um negócio que suja forte depois de seco.
[2] – É também suposição deste blog que, qualquer pessoa que more só, automaticamente é também desprovida de excesso de duas coisas essenciais: tempo e dinheiro.
[3] – Brincadeira. Tó aqui uma foto.
[4] – A explicação para isso envolve termos como “esmalte de baixo teor iônico”, “catálise de oxidação”, “matriz aglutinante”, “ésteres hidrossolúveis” e etc, mas é basicamente um material poroso que reage com as partículas do alimento fazendo com que elas se desintegrem no calor de uma dia normal de funcionamento do forno.

Anúncios

Responses

  1. Sensacional…muito obrigado

    • Nossa jente kkkkkkkk nada mal
      Ela cai busedar pratais cai. Buseda para frente

  2. Nossa minha mae falar muito

  3. Kkkkkkkk a minha cara esta sujar nossa tar tarde tarde

    • E é por isso, criançada, que não devemos usar drogas.

  4. Boas dicas!

  5. Uma dica que eu dou pra limpeza rápida, serve até pro fogão se não for sujeira pesada, é limpa vidros. Sério. Só não pode ser o mais baratinho, tem que ser de boa qualidade. Limpo a bancada da cozinha, a mesa depois de comer, fogão, a mesa do escritório, o rack da sala, o marido… Não, pera, esse eu mando tomar banho! E pasme, até vidros e espelhos! Mas sério, tenta e depois me conta.
    P.S.: Valeu pelas dicas, meu fogão tá se autolimpando no momento! 😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: